10 dez Dermatologia e imunidade em tempos de pandemia
Em tempos de isolamento social, é importante cuidarmos da nossa saúde, tanto mental, quanto física. O efeitos do estresse e do nervosismo podem se manifestar de várias formas, inclusive afetar nossa autoestima. Pensando nisso, a médica dermatologista Dra. Fabiana Cório (CRM 104452 | RQE 44200) fala sobre cuidados e práticas importantes neste período:
“Estamos vivendo um período a parte que acho que a maioria não esperava vivenciar ou nem imaginava ocorrer – todos isolados, confinados, sacrificando a liberdade em prol de um bem maior, da contenção de uma pandemia. Enquanto o tempo passa, tudo se modifica, nossos pensamentos, nossas visões, nossas prioridades e nossos sentimentos, vamos vendo as raízes dos cabelos crescendo, unhas por fazer, tudo desmoronando sem controle do mais implacável de todos: o tempo.
As preocupações principais no momento são com a nossa saúde, nos prevenindo do temido COVID-19 e também pensando em estarmos bem em todos os nossos aspectos, psicológicos e físicos, no que tange a beleza. Afinal, como diz a definição: a saúdo não é apenas ausência de doença, e sim você estar pleno nos aspectos psicológicos, espirituais e físicos.
Como então conduzir da melhor maneira possível nossa saúde, deixando o sistema imunológico forte e preparado para uma guerra e, assim, refletir toda essa saúde na beleza exterior, evidenciando uma beleza mais consistente, com cabelos mais volumosos, unhas mais fortes e pele saudável e viçosa e com energia e amor para passar por tudo isso?
Pensando em seguir por esse caminho, devemos priorizar a linha de hábitos e ingestão de vitaminas e minerais que agirão em duas frentes ao mesmo tempo, o da imunidade e o da beleza. E quando falamos em ingestão não pensamos apenas em comprimidos, mas também melhorar a dieta para que esses nutrientes cheguem às nossas células nutrindo-as com o que existe de mais importante no momento.”
Então vamos falar dos pontos principais:
1. Dormir bem: as preocupações com a economia e com o Coronavírus vem tirando o sono de muita gente. Por que dormir é tão importante? Pois além de uma noite bem dormida aumentar a imunidade, é no sono que liberamos os hormônios do crescimento e a melatonina, que agem como hormônios anti-aging renovando nossas células, com melhora da parte muscular, diminuição da gordura e rejuvenescimento da pele e cabelos.
2. Zinco: um mineral muito importante em nossa vida, age aumentando a imunidade do organismo, além de ser bactericida e auxiliar na cicatrização de feridas. O Zinco também atua na pele, deixando-a mais clara e ajudando a eliminar as manchas, sendo um mineral importante no combate da acne e espinhas. O mineral também atua na fisiologia dos cabelos, deixando-os mais fortes e com crescimento mais rápido. O Zinco pode ser encontrado em sementes como nozes, castanha de caju, amendoim, gema de ovo e leite integral.
3. Vitamina C: age aumentando a imunidade, deixando nosso “exército” preparado para uma infecção. Também é um importante antioxidante e, além disso, é um grande estimulador de colágeno, que deixa a pele mais firme e elástica. A vitamina C ajuda a proteger a pele do sol e a clarear manchas como melasma e melanoses solares. A vitamina C pode ser encontrada no limão, laranja, brócolis, tomate, mamão, etc.
4. Vitamina D: é um importante hormônio, apesar de ainda ser chamada de “vitamina”… É a peça mais importante na melhora da imunidade, além de melhorar nosso cérebro, ajudando contra depressão, e ainda melhorando a pele e fortalecendo as unhas. A principal maneira de otimizarmos a vitamina D é tomar sol todos os dias, sem filtro solar. De 15-20 min de sol diários no período de 10h às 14h é o suficiente para garantir o aporte de vitamina D diários. É importante lembrar: não se automedique, o excesso de vitamina D pode ser prejudicial.
5. Diminuir ingestão de açúcar, pois o açúcar se liga na hemácia e proteínas, diminuindo o transporte de oxigênio do corpo que, além de diminuir a imunidade, também nos deixa cansados. A ligação do açúcar com as proteínas diminui o transporte de hormônios, que faz com que ficamos em deficit com hormônios. Além de afetar nossa imunidade, aumenta o número de rugas e a diminuição da produção de colágeno.
Precisamos nos cuidar e nos amar para assim enfrentarmos esse período e sairmos mais fortes e unidos dessa fase!
Fonte: https://www.constancezahn.com/dermatologia-e-imunidade-em-tempos-de-pandemia/
No Comments