Abdominoplastia

Abdominoplastia é a cirurgia realizada com o intuito de remover o excesso de pele e a gordura localizada da região do abdômen.

 

Muitos de nós lutam para obter uma barriga lisa e bem tonificada através de exercícios e controle de peso. Mas, às vezes, esses métodos falham com nossos objetivos. Mesmo algumas pessoas com peso corporal normal e bem torneadas podem desenvolver um abdômen que se projeta ou é flácido.

 

Entre as causas mais comuns dessas alterações estão gravidez, envelhecimento, flutuações de peso significativas e posterior a cirurgia Bariátrica.

 

 

Como a abdominoplastia é feita?

É fundamental que, no momento da cirurgia, o paciente esteja em seu peso adequado. Assim, os resultados serão mais satisfatórios e duradouros. Além disso, na avaliação pré-operatória são feitos exames como de sangue, eletrocardiograma e ultrassom abdominal.

 

Após anestesia peridural ou geral, é feito um corte transversal arqueado acima dos pelos pubianos para remoção do excesso de pele e gordura. Outro corte pequeno pode ser feito na parte interna do umbigo. Durante a operação, os músculos são aproximados e costurados para estreitar a silhueta e deixar o abdômen liso.

 

 

Pós-operatório

Normalmente é necessário o uso de cinta compressora por 24h no primeiro mês e 12h no segundo, pois ajudará a manter os tecidos no lugar e facilitará a cicatrização. Esse tempo pode variar conforme a evolução e indicação de cada paciente. Além disso é recomendado evitar esforço físico e carregar peso. Sessões de drenagem linfática podem trazer bons resultados.

 

É importante lembrar que a abdominoplastia não é um substituto para a perda de peso ou um plano de exercícios adequado. Embora os resultados sejam tecnicamente permanentes, as flutuações de peso significativas podem reduzir muito um resultado positivo. Por essa razão, pode-se recomendar adiar uma abdominoplastia naqueles pacientes que estão planejando uma perda substancial de peso ou mulheres que podem considerar futuras gestações.

 

Além disso, a abdominoplastia não tem a finalidade de corrigir as estrias, embora estas possam ser removidas durante o procedimento se elas estão localizadas nas áreas de excesso de pele que serão removidas.

WHATSSAPP

 

Entre em Contato