O câncer de pele é uma doença causada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Elas se dispõem formando camadas e, conforme as que forem afetadas, são definidos os tipos de câncer.
Tipos de câncer de pele
- Carcinoma basocelular: é o tipo mais comum. Surge nas células basais, localizadas na camada mais profunda da epiderme, tem baixa letalidade e pode ser curado caso seja diagnosticado precocemente. O CBC é mais frequente em regiões do corpo expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas;
- Carcinoma espinocelular: é o segundo tipo mais prevalente. Se manifesta nas células escamosas, que constituem a maior parte das camadas superiores da pele. Pode se desenvolver em todas as partes do corpo, mas é mais frequente nas áreas expostas ao sol. Nessas regiões, a pele costuma apresentar sinais de dano solar, como enrugamento, mudanças na pigmentação e perda de elasticidade. É mais frequente em homens do que em mulheres;
- Melanoma: é o mais raro e mais grave, com maior índice de mortalidade. No entanto, existe chance de cura se diagnosticado precocemente. Normalmente, tem a aparência de uma pinta ou sinal de pele que mudam de cor, formato ou tamanho com o passar do tempo.
Sintomas de câncer de pele
É importante conhecer bem sua própria pele e saber onde já existem pintas, pois o câncer pode se assemelhar a pintas, eczemas e outras lesões benignas. Portanto, o paciente deve ficar atento a sintomas como:
- Lesão com aparência brilhante, elevada, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
- Pinta preta ou castanha que muda de cor, textura, fica com bordas irregulares e aumenta de tamanho;
- Mancha ou ferida que não cicatriza e continua crescendo, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Tratamento
A modalidade terapêutica de escolha varia conforme o tipo e a extensão do câncer de pele. Geralmente, a maior parte dos carcinomas basocelulares e espinocelulares pode ser tratada com procedimentos como a cirurgia excisional, que remove o tumor com bisturi; curetagem, que é a raspagem da lesão; e criocirurgia, que remove o tumor através do congelamento com nitrogênio líquido.
No caso do melanoma, o tratamento pode ser feito através de cirurgia excisional e Cirurgia Micrográfica de Mohs, que consiste na remoção do tumor e de um fragmento de pele ao redor.
Comentários