Otoplastia é uma cirurgia plástica indicada para corrigir alterações nas orelhas. Além das orelhas de abano, também pode minimizar deformidades decorrentes de sequelas de traumas, ausência congênita do membro ou orelhas constritas.
Pelo fato de gerar bullying, principalmente na infância, o que pode trazer problemas para o comportamento da criança, a cirurgia de correção da orelha de abano geralmente é recomendada a partir dos 7 anos de idade.
Como a otoplastia é realizada?
Antes da cirurgia, é necessário que o paciente passe por uma boa consulta médica de modo que compreenda o problema, a solução proposta, os riscos e benefícios do procedimento. Além disso deve fazer exames pré-operatórios, interromper medicações que alterem a coagulação do sangue e fazer jejum de 8 horas antes.
A otoplastia costuma ser realizada com anestesia geral em crianças e local com sedação em adultos. O tempo de duração gira em torno de 1 hora. A cicatriz que se forma é discreta, localizada no sulco entre a orelha e o crânio.
A cirurgia de orelha devolve uma aparência natural, trazendo equilíbrio e proporções entre as orelhas e o rosto. Correções de pequenas deformidades podem ter benefícios profundos na aparência e autoestima.
Pós-operatório
As orientações de pós-operatório devem ser explicadas pelo cirurgião plástico. Normalmente, o paciente deve ficar internado de 6 a 12 horas. O curativo costuma ser removido entre 24 a 48 horas após o procedimento, em consultório médico. Por um mês, é preciso utilizar uma faixa compressiva específica para correção de orelhas de abano e que deve ser retirada apenas para o banho.
É normal que haja inchaço e vermelhidão, que costumam melhorar ao longo dos dias. Geralmente não há dor, mas o médico pode prescrever analgésicos para aliviar possíveis incômodos.
Após a retirada do curativo, já é possível notar cerca de 70% do resultado da operação, mas só será definitivo depois de 3 meses.
Comentários