As sobrancelhas têm função de proteger os olhos contra a transpiração, a poeira e a luz excessiva, além de serem importantes para a expressão facial. No entanto, com o passar do tempo, de acordo com a genética, a exposição ao sol e ao estado de saúde, elas podem se modificar.
Com a idade, elas tendem a se deslocar para baixo e para o centro do rosto. Junto a isso, surgem as linhas de expressão, rugas e sulcos mais profundos, conferindo um ar envelhecido.
A cirurgia de elevação das sobrancelhas é indicada para amenizar linhas de expressão, minimizar os vincos que se desenvolvem na fronte, os que ocorrem no topo do dorso nasal (entre os olhos), melhorar as rugas entre as sobrancelhas, reposicionar a testa baixa e levantar as sobrancelhas para uma posição mais alerta e jovem.
Como a elevação das sobrancelhas é feita?
Primeiramente, pode ser aplicada uma anestesia local com sedação intravenosa ou uma anestesia geral, de acordo com o que o cirurgião considerar mais adequado. Uma das técnicas cirúrgicas é a utilização de um aparelho de vídeo e de instrumentos especiais, que são inseridos por pequenas incisões no couro cabeludo. Isso permite reposicionar o tecido muscular.
Também é possível fazer a cirurgia sem o aparelho de vídeo, através de incisões nas têmporas, no couro cabeludo ou nas dobras naturais da pálpebra superior. Ainda existe outra técnica que realiza um corte maior de orelha a orelha, que fica escondido no couro cabeludo. Nesse caso, o tempo de recuperação é maior.
Pós-operatório e cuidados
Depois da cirurgia, será feito um curativo para manter os tecidos protegidos e firmes no novo local. Pode ser retirado no dia seguinte. É comum o surgimento de edema na face e manchas ao redor dos olhos, nas bochechas e até no pescoço. Por isso, é indicado fazer compressas de gelo com frequência nas primeiras 48h.
Além disso, pode ser que o paciente sinta um pouco de dor, mas medicamentos prescritos pelo médico podem aliviá-la.
Por 30 dias, é necessário dormir com a face para cima sem se deitar de lado. Também é indicado que a cabeça esteja elevada em relação à cama. O paciente também deve se manter longe do sol para evitar manchas permanentes e utilizar filtro solar com FPS 60.
Comentários