A limpeza de pele é um procedimento realizado no consultório dermatológico e feito por esteticistas. Assim, são retiradas as impurezas da pele, como comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos), células mortas, milium e acnes.
Geralmente, este procedimento é auxiliar nos tratamentos dermatológicos, tornando a pele mais homogênea e com a superfície limpa. A limpeza deve ser feita de dois em dois meses no caso de peles normais a secas e uma vez por mês em peles mistas ou oleosas.
Passo a passo da limpeza de pele
- Retirar a maquiagem e limpar a pele aplicando uma loção que remove a oleosidade e algumas impurezas;
- Abrir os poros. Normalmente isso é feito com a aplicação de vapor de ozônio ou de água, pois ajuda a amolecer a pele e facilita a retirada de cravos e outras impurezas;
- Esfoliação, que remove a camada mais superficial da pele e as células mortas;
- Extração de cravos de forma manual, com gaze ou um pedaço de algodão umedecido. Em alguns casos, pode ser utilizado um equipamento de ultrassom para atingir as camadas mais profundas da pele;
- Aplicação de máscara calmante para diminuir a vermelhidão;
- Por fim, aplicação de filtro solar a fim de proteger a pele dos danos causados pelo sol e evitar o surgimento de manchas.
Cuidados pós-procedimento
É necessário que o paciente tenha alguns cuidados com a pele por, pelo menos, 48 horas após a limpeza de pele. Entre eles não ficar exposto ao sol e não utilizar produtos ácidos ou cremes oleosos, dando preferência para produtos calmantes e cicatrizantes. Água termal e protetor solar facial são boas alternativas para evitar queimaduras solares e o surgimento de manchas.
Quando não realizar uma limpeza de pele
O procedimento é contraindicado quando existe um quadro de acnes inflamadas, pois pode agravar o problema e prejudicar a pele. Além disso, não deve ser feita em pessoas com pele muito sensível, alergia, descamação, rosácea, com bronzeamento ou que fez peeling recentemente.
Comentários