A lipoaspiração é uma cirurgia plástica realizada para reduzir os depósitos de gordura localizada no corpo, aumentando, assim, a definição corporal, melhorando a sua aparência e acentuando a definição muscular.
Existem pessoas que, apesar de serem saudáveis e estarem em boa condição física, apresentam um acúmulo de gordura localizada desproporcional em áreas específicas. A formação destes depósitos de gordura pode ser devido a tendências genéticas e não por uma falta de controle de peso ou exercícios adequados.
O que é vibrolipoaspiração?
Já a vibrolipoaspiração é uma evolução tecnológica da lipoaspiração tradicional. É realizada através de um aparelho que produz movimentos vibratórios em alta frequência. Os benefícios do uso do vibrolipoaspirador, quando comparado ao método convencional, são a diminuição de edema e equimoses pós-cirúrgicas em ao menos 50% dos procedimentos, redução do tempo cirúrgico, do tempo de recuperação pós-operatória, da dor e, principalmente, do sangramento e da agressão aos tecidos.
A maior contribuição da vibrolipoaspiração, sem dúvida, além de um melhor resultado, uma recuperação mais rápida e um retorno precoce às atividades cotidianas.
O que é lipoaspiração a laser?
A lipoaspiração a laser tem como objetivo estimular a retração da pele. Por isso, o procedimento deve ser bem avaliado para favorecer regiões que respondem melhor a essa tecnologia.
Isso porque, nesse procedimento, não é possível utilizar a gordura, já que o laser a derrete e assim não deixa a estrutura intacta das células adiposas. Dessa forma, ela não cumpre seu papel na utilização desejada e será absorvida quase que totalmente pelo organismo.
Indicação da lipoaspiração
A Vibrolipoaspiração pode ser realizada para retirar a gordura localizada de regiões como, por exemplo, abdômen, mento, braços, pernas, joelhos e dorso. A gordura retirada pode ser injetada novamente em áreas que precisem de aumento de volume, correções de deformidades e melhora do contorno corporal, assimetrias faciais e corporais. Nesse caso, o procedimento é definido como Vibrolipoescultura.
Ele pode ser realizado isoladamente ou em conjunto com outros procedimentos cirúrgicos, como cirurgia de face (lifting facial), prótese de mama, redução de mama ou abdominoplastia.
A Vibrolipoaspiração não é um tratamento para a obesidade ou um substituto para uma dieta e para exercícios físicos. Também não é um tratamento para eliminar a celulite ou flacidez.
No pós-operatório, o paciente pode apresentar dor em graus variáveis, de acordo com a sensibilidade individual, assim como inchaços e equimose locais na pele. A dor, geralmente, é amenizada com uso de analgésicos.
Os cuidados pós-operatórios são tão importantes quanto a realização do procedimento em si. Drenagens linfáticas são essenciais para diminuição do edema e da dor local. Além de reduzirem o tempo de recuperação, ajudam na prevenção de fibrose.
É recomendado o uso de cintas elásticas (malhas) por, no mínimo, 30 dias ou conforme orientação médica.
Comentários