O peeling facial é realizado através do uso de ácidos químicos ou agentes físicos que irão promover uma descamação programada da pele, promovendo uma renovação celular. É utilizado em casos de manchas de sol, manchas de gravidez (melasma), rugas finas e envelhecimento cutâneo. O resultado é uma pele mais saudável e bonita, com menos marcas, manchas, acnes e outras imperfeições.
Primeiramente, o peeling retira uma camada da pele e, em seguida, esta é regenerada e recebe um novo aspecto. A descamação superficial da camada mais externa ativa um mecanismo biológico que estimula a renovação e o crescimento celular .
Com base no tipo de pele e nos objetivos que o paciente quer alcançar, o dermatologista decide qual será a profundidade do peeling facial. Pode ser:
- Superficial: indicado para manchas superficiais, poros dilatados, sardas, peles sem brilho, secas ou cansadas;
- Médio: para manchas profundas, cicatrizes de acne, rugas finas e peles envelhecidas pela exposição solar;
- Profundo: ideal para peles bem envelhecidas, com manchas, rugas ou cicatrizes profundas de acne.
Tipos de peeling
Os peelings faciais podem ser físicos ou químicos. O peeling físico é considerado mais superficial e possui um efeito de esfoliação que beneficia a renovação da pele, assim como aumenta a penetração de ativos. Pode ser usado de forma isolada ou combinado com peelings químicos.
Já o peeling facial químico pode ser realizado com diversos tipos de ácidos ‒ sendo muito superficiais, superficiais, médios ou profundos ‒, conforme a indicação e o objetivo do tratamento.
- Ácido salicílico: é indicado para o tratamento de acne;
- Ácido glicólico: trata o fotoenvelhecimento cutâneo;
- Ácido retinóico: é recomendado para o tratamento de acne, manchas e alterações na superfície da pele. Além disso, acelera o processo de renovação da pele e estimula a produção de colágeno;
- Ácido mandélico: trata o fotoenvelhecimento cutâneo e manchas para pessoas com fototipo alto;
- Ácido tioglicólico: indicado para manchas corporais;
- Peeling de cristal: ajuda a reduzir marcas de estrias através do colágeno;
- Peeling de diamante ou microdermoabrasão: faz uma esfoliação profunda na pele, retira células mortas, clareia manchas e elimina rugas.
Cuidados
Normalmente, o período de descamação inicia-se dois a três dias após a aplicação e dura até uma semana. Neste período, a pele torna-se descamativa, ressecada e sensível, com ardência variável.
Durante a primeira semana pós-tratamento, o paciente deve hidratar a pele com hidratantes recomendados pelo médico, pois esses produtos ajudam na regeneração da pele. Usar água termal também pode ajudar a acalmar a pele.
A principal recomendação é não esquecer de usar o filtro solar com FPS mínimo de 30, com reaplicação de 4 em 4 horas. Além disso é importante evitar se expor à luz solar, lâmpadas fluorescentes ou mudanças bruscas de temperatura.
Comentários